Os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada pseudocódigo. Este nome é uma alusão à posterior implementação em uma linguagem de programação, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo C#, estaremos gerando código em C#. Por isso os algoritmos são independentes das linguagens de programação. Ao contrário de uma linguagem de programação não existe um formalismo rígido de como deve ser escrito o algoritmo.
O algoritmo deve ser fácil de se interpretar e fácil de codificar. Ou seja, ele deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.
Para escrever um algoritmo precisamos descrever a seqüência de instruções, de maneira simples e objetiva. Para isso utilizaremos algumas técnicas:
- Usar somente um verbo por frase
- Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática
- Usar frases curtas e simples
- Ser objetivo
- Procurar usar palavras que não tenham sentido dúbio
É importante ressaltar que qualquer tarefa que siga determinado padrão pode ser descrita por um algoritmo, como por exemplo:
MOVIMENTAR O PERSONAGEM PARA FRENTE
Entretanto ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais:
ENTRADA -> PROCESSAMENTO -> SAÍDA
Fazendo analogia com o processo de jogos, então seria assim:
Jogador movimenta direcional -> Movimento é aplicado ao objeto de jogo -> Personagem movimenta