A Interface de Usuário

Uma parte muito importante em um jogo é a interface. Ela é fundamental para a imersão do jogador na narrativa. Estes dois artigos tratam das diferentes formas de integrar uma UI em um jogo, fazendo distinção entre 4 tipos:

Diegética: Inter13343033_793728597428516_5183875311081009172_nface que está incluído no mundo do jogo – ou seja, ele pode ser visto e ouvido pelos personagens
do jogo. Exemplo: a interface holográfica em Dead Space.

Não-diegética: Interface que é processado fora do mundo do jogo, só é visível e audível para os jogadores do mundo real. Exemplo: elementos mais clássicos de “heads-up display” (HUD).

Espacial: Elementos de UI apre
sentados no espaço 3D do jogo, sendo ou não uma entidade do mundo real do jogo (diegético ou não-diegético). As outlines dos personagens em Left 4 Dead são um exemplo de UI espacial não-diegético.

Meta: Representações podem existir no mundo do jogo, mas não estão necessariamente visualizados espacialmente para o jogador. O exemplo mais evidente disso são os efeitos renderizados na tela, tais como respingos de sangue na câmara para indicar danos.

 

 

http://gamasutra.com/blogs/AnthonyStonehouse/20140227/211823/User_interface_design_in_video_games.php

http://www.gamasutra.com/view/feature/4286/game_ui_discoveries_what_players_.php?print=1

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